“Qualquer coisa que façamos, é necessário ter em mente que, quando testamos e tratamos uma criança pequena, nós também estamos lidando com os pais, seus sonhos por seu filho e, mais além, o que fazemos tem um impacto que transcende tempo e lugar. São as crianças e suas famílias que precisam viver com as conseqüências de nossas ações precoces”.

(Ross Mark, 1992)


Esse Blog é bem recente e estará crescendo aos poucos. Estarei postando alguns tópicos relacionados a fonoaudiologia, suas patologias, tratamentos, materiais, entre outros.
Espero que seja útil tanto para fonoaudiólogos, estudantes e pacientes. E também aceito sugestões de temas em Fonoaudiologia que gostariam de saber mais! Um abraço!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

SINAIS DE DISLEXIA A PARTIR DA IDADE DE INICIAÇÃO ESCOLAR – 6 ANOS



1- Enorme lentidão ao fazer seus deveres:
2- Ao contrario, seus deveres podem ser feitos rapidamente e muitos erros;
3- Cópia com letra bonita, mas tem pobre compreensão do texto ou não lê o que escreve;
4- A fluência em leitura é inadequada para idade;
5- Inverna, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever,
6- Só faz leitura silenciosa;
7- Ao contrario, só entende o que lê, quando lê em voz alta para poder ouvir o som da palavra;
8- Sua letra pode ser mal grafada e, até, ininteligível; pode borrar ou ligar as palavras entre si;
9- silabas;
10- Esquecer aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou semanas;
11- É mais, ou só é capaz de bem transmitir o que sabe a través de exame;
12- Ao contrario, pode ser mais fácil escrever o que sabe do que falar aquilo que sabe;
13- Tem grande imaginação e criatividade;
14- Desliga-se facilmente, entretanto “no mundo da lua”;
15- Tem dor de barriga na hora de ir para escola e pode ter febre alta em dias de prova;
16- Porque se liga em tudo não consegue concentrar a atenção em um só estimulo;
17- Baixa auto-imagem e auto-estima; não gosta de ir para escola;
18- Esquiva-se de ler, especialmente em voz alta;
19- Perde-se facilmente no espaço e no tempo; sempre perde e esquece seus pertences;
20- Tem mudanças bruscas de humor;
21- É impulsivo e interrompe os demais para falar;
22- Não consegue falar se outra pessoa estiver falando ao mesmo tempo em que ela falar;
23- É muito tímido e desligado; sob pressão, pode falar o oposto do que desejaria;
24- Têm dificuldades visuais, embora um exame não revele problemas com seus olhos;
25- Embora alguns sejam atletas, outros mal conseguem chutar, jogar ou apanhar uma bola.
26- Confunde direito-esquerda, em cima em baixo; na frente-atrás;
27- É comum apresentar lateralidade cruzada; muitos são canhestros e outros ambidestros;
28- Dificuldade para ler as horas, para seqüências como o dia, mês e estação do ano;
29- Dificuldade em aritmética básica e/ou em matemática mais avançada;
30- Depende do uso dos dedos para calcular;
31- Sabe contar, mas tem dificuldade em contar objetos e lidar com dinheiro;
32- É capaz de cálculos aritméticos, mas não resolve problemas matemáticos ou algébricos;
33- Embora resolva cálculos algébricos mentalmente, não elabora cálculos aritméticos;
34- Tem excelente memória de longo prazo, experiências, filmes, lugares e faces;
35- Boa memória longa, mas pobre memória imediata, curta e de médio prazo;
36- Pode ter pobre memória visual, mas excelente memória e acuidade auditivas;
37- Pensa através de imagem e sentimento, não com o som de palavras;
38- São extremamente desordenados, seus cadernos e livros são borrados e amassados;
39- Não tem atraso e dificuldade suficiente para que seja percebido e ajudado na escola;
40- Pode estar sempre brincando, tentando ser aceito nem que seja como “palhaço”.
41- Frustra-se facilmente com a escola, com a leitura, com a matemática, com a escrita;
42- Tem pré-disposição às alergias e às doenças infecciosas;
43- Tolerância muito alta e muito baixa à dor;
44- Forte senso de justiça;
45- Muito sensível e emocional, busca a perfeição que lhe é difícil atingir;
46- Dificuldade para andar de bicicleta, para abotoar, para amarrar o cordão do sapato;
47- Manter o equilíbrio e exercícios físicos é extremante difícil para muitos disléxicos;
48- Com muito barulho, o disléxico se sente confuso, desliga e age como se estivesse distraído;
49- Sua escrita pode ser extremante lenta, laboriosa, ilegível, sem domínio do espaço da pagina;
50- Cerca de 80% dos disléxicos tem dificuldade em soletração e em leitura.

“Mesmo com todas as dificuldades que a dislexia pode trazer para a vida escolar de uma criança, é possível contornar o problema. O mais importante é que os pais e, principalmente, professores estejam sempre atentos. O grau da dislexia varia muito e os sinais costumam ser inconstante, porém, tentamos identificar a grande maioria dos sinais, procurando possibilitar o reconhecimento de um aluno disléxico para que possamos minimizar suas dificuldades”.


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