1- Enorme lentidão ao fazer seus deveres:
2- Ao contrario, seus deveres podem ser feitos rapidamente e
muitos erros;
3- Cópia com letra bonita, mas tem pobre compreensão do texto
ou não lê o que escreve;
4- A fluência em leitura
é inadequada para idade;
5- Inverna, acrescenta ou
omite palavras ao ler e ao escrever,
6- Só faz leitura
silenciosa;
7- Ao contrario, só entende o que lê, quando lê em voz alta
para poder ouvir o som da palavra;
8- Sua letra pode ser mal grafada e, até, ininteligível; pode
borrar ou ligar as palavras entre si;
9- silabas;
10- Esquecer aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas,
dias ou semanas;
11- É mais, ou só é capaz de bem transmitir o que sabe a
través de exame;
12- Ao contrario, pode ser mais fácil escrever o que sabe do
que falar aquilo que sabe;
13- Tem grande imaginação e criatividade;
14- Desliga-se facilmente, entretanto “no mundo da lua”;
15- Tem dor de barriga na hora de ir para escola e pode ter
febre alta em dias de prova;
16- Porque se liga em tudo não consegue concentrar a atenção
em um só estimulo;
17- Baixa auto-imagem e auto-estima; não gosta de ir para
escola;
18- Esquiva-se de ler, especialmente em voz alta;
19- Perde-se facilmente no espaço e no tempo; sempre perde e
esquece seus pertences;
20- Tem mudanças bruscas de humor;
21- É impulsivo e interrompe os demais para falar;
22- Não consegue falar se outra pessoa estiver falando ao
mesmo tempo em que ela falar;
23- É muito tímido e desligado; sob pressão, pode falar o
oposto do que desejaria;
24- Têm dificuldades visuais, embora um exame não revele
problemas com seus olhos;
25- Embora alguns sejam atletas, outros mal conseguem chutar,
jogar ou apanhar uma bola.
26- Confunde direito-esquerda, em cima em baixo; na
frente-atrás;
27- É comum apresentar lateralidade cruzada; muitos são
canhestros e outros ambidestros;
28- Dificuldade para ler as horas, para seqüências como o
dia, mês e estação do ano;
29- Dificuldade em aritmética básica e/ou em matemática mais
avançada;
30- Depende do uso dos dedos para calcular;
31- Sabe contar, mas tem dificuldade em contar objetos e
lidar com dinheiro;
32- É capaz de cálculos aritméticos, mas não resolve
problemas matemáticos ou algébricos;
33- Embora resolva cálculos algébricos mentalmente, não
elabora cálculos aritméticos;
34- Tem excelente memória de longo prazo, experiências,
filmes, lugares e faces;
35- Boa memória longa, mas pobre memória imediata, curta e de
médio prazo;
36- Pode ter pobre memória visual, mas excelente memória e
acuidade auditivas;
37- Pensa através de imagem e sentimento, não com o som de
palavras;
38- São extremamente desordenados, seus cadernos e livros são
borrados e amassados;
39- Não tem atraso e dificuldade suficiente para que seja
percebido e ajudado na escola;
40- Pode estar sempre brincando, tentando ser aceito nem que
seja como “palhaço”.
41- Frustra-se facilmente com a escola, com a leitura, com a
matemática, com a escrita;
42- Tem pré-disposição às alergias e às doenças infecciosas;
43- Tolerância muito alta e muito baixa à dor;
44- Forte senso de justiça;
45- Muito sensível e emocional, busca a perfeição que lhe é
difícil atingir;
46- Dificuldade para andar de bicicleta, para abotoar, para
amarrar o cordão do sapato;
47- Manter o equilíbrio e exercícios físicos é extremante
difícil para muitos disléxicos;
48- Com muito barulho, o disléxico se sente confuso, desliga
e age como se estivesse distraído;
49- Sua escrita pode ser extremante lenta, laboriosa,
ilegível, sem domínio do espaço da pagina;
50- Cerca de 80% dos disléxicos tem dificuldade em soletração
e em leitura.
“Mesmo com todas as
dificuldades que a dislexia pode trazer para a vida escolar de uma criança, é
possível contornar o problema. O mais importante é que os pais e, principalmente,
professores estejam sempre atentos. O grau da dislexia varia muito e os sinais
costumam ser inconstante, porém, tentamos identificar a grande maioria dos
sinais, procurando possibilitar o reconhecimento de um aluno disléxico para que
possamos minimizar suas dificuldades”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário