“Qualquer coisa que façamos, é necessário ter em mente que, quando testamos e tratamos uma criança pequena, nós também estamos lidando com os pais, seus sonhos por seu filho e, mais além, o que fazemos tem um impacto que transcende tempo e lugar. São as crianças e suas famílias que precisam viver com as conseqüências de nossas ações precoces”.

(Ross Mark, 1992)


Esse Blog é bem recente e estará crescendo aos poucos. Estarei postando alguns tópicos relacionados a fonoaudiologia, suas patologias, tratamentos, materiais, entre outros.
Espero que seja útil tanto para fonoaudiólogos, estudantes e pacientes. E também aceito sugestões de temas em Fonoaudiologia que gostariam de saber mais! Um abraço!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O PROFESSOR E O TRABALHO COM ALUNOS DISLÉXICOS




 É importante que os professores tenham conhecimento sobre os distúrbios de aprendizagem, pois precisam saber identificar que uma criança pode ser disléxica para poderem tomar os devidos cuidados. Já li em alguns trabalhos que este professor deveria saber diagnosticar, o que é errôneo uma vez que não cabe a uma única pessoa o diagnóstico da Dislexia, ele é de exclusão e multiprofissional, e nele está envolvido o Fonoaudiólogo, o Neurologista, o Neuropsicólogo, o Psicopedagogo ou outro profissional que se fizer necessário.        


O professor deve sim, com seus conhecimentos encaminhar essa criança para uma avaliação especializada para que o diagnóstico possa ser realizado e, deve possuir os conhecimentos necessários acerca de como trabalhar de forma diferenciada com essa criança, para que suas dificuldades possam ser minimizadas no ambiente escolar, pois mesmo com um trabalho diferenciado ela nunca deixará de ser disléxica, mas poderá ter uma vida escolar quase “normal” podendo aprender a ler escrever como os demais, apesar das dificuldades que possui.       


O professor que tem conhecimento sobre os distúrbios de aprendizagem na infância não corre o risco de achar que uma criança é preguiçosa, relapsa e sem vontade de aprender, pelo contrário, toma essa dificuldade como um desafio no seu trabalho e procura propiciar para o aluno o que este necessita e busca através da motivação diária, atender as necessidade que o mesmo apresenta.Para se trabalhar com crianças disléxicas é necessário conhecimento e paciência e se deve entender que essas crianças não aprendem pelo método tradicional pois apresentam dificuldades em internalizar o todo. O trabalho deve estra voltado principalmente para a compreensão gradativa da leitura.


        É importante que os pais estejam envolvidos junto com a escola para promover a aprendizagem da criança e ajuda-la com relação a autoestima e sensação de incapacidade de aprender a ler e escrever de forma correta; apoiando-a em seus esforços e respeitando seu ritmo que em geral é bem mais lento. É importante ainda que a criança tenha conhecimento de que sua dificuldade tem nome: “Dislexia”, para que possa entender suas reais dificuldades.

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