“Qualquer coisa que façamos, é necessário ter em mente que, quando testamos e tratamos uma criança pequena, nós também estamos lidando com os pais, seus sonhos por seu filho e, mais além, o que fazemos tem um impacto que transcende tempo e lugar. São as crianças e suas famílias que precisam viver com as conseqüências de nossas ações precoces”.

(Ross Mark, 1992)


Esse Blog é bem recente e estará crescendo aos poucos. Estarei postando alguns tópicos relacionados a fonoaudiologia, suas patologias, tratamentos, materiais, entre outros.
Espero que seja útil tanto para fonoaudiólogos, estudantes e pacientes. E também aceito sugestões de temas em Fonoaudiologia que gostariam de saber mais! Um abraço!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dislexia - O que é


“Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade em decodificar palavras simples. Mostra uma insuficiência no processo fonológico. Essas dificuldades na decodificação de palavras simples não são esperadas em relação a idade. Apesar de instrução convencional, adequada inteligência, oportunidade sociocultural e ausência de distúrbios cognitivos e sensoriais fundamentais, a criança falha no processo da aquisição da linguagem com frequência, incluídos aí os problemas de leitura, aquisição e capacidade de escrever e soletrar” (International Dislexia Association).

O primeiro sinal de possível dislexia pode ser detectado quando a criança, apesar de estudar numa boa escola, apresenta grande dificuldade de assimilar o que é ensinado pelo professor. O ideal é que a criança seja avaliada o mais precocemente possível para averiguar se ela é disléxica uma vez que a dislexia não é o único distúrbio que dificulta ou inibe o aprendizado, mas é o mais comum.
São muitos os sinais que identificam a dislexia. Crianças disléxicas tendem a confundir letras com grande frequência mas esse indicativo não é totalmente confiável, uma vez que muitas crianças, inclusive não-disléxicas, podem confundir as letras do alfabeto e até mesmo escrevê-las ao contrário.
No jardim de infância crianças disléxicas podem apresentar dificuldades  ao tentar rimar palavras e reconhecer letras e fonemas, e na primeira série tem dificuldades em ler palavras curtas e simples, em identificar fonemas e, frequentemente reclamam que ler é uma tarefa muito difícil.
Da segunda à quinta série, essas crianças têm dificuldade em soletrar, ler em voz alta e em memorizar palavras; confundindo palavras com muita frequência. 

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