A avaliação do Processamento Auditivo Central deve ser realizada sempre que se observa a presença de queixas que podem indicar a presença de uma Desordem do Processamento Auditivo Central(DPAC).
As queixas mais frequentes encontradas em indivíduos com DPAC são:
- dificuldades de aprendizagem, agitação, desatenção;
- dificuldades em acompanhar conversas com muitas pessoas falando ao mesmo tempo;
- dificuldades em compreender facilmente uma piada ou “duplo sentido”;
- dificuldade em atender prontamente quando chamada ou necessidade de ser chamada várias vezes; dificuldades na fala (troca de fonemas;
- dificuldades em contar uma história ou dar recado;
- dificuldades escolares (matemática e português);
- dificuldade para aprender a ler e a escrever; quando escreve em “espelho” ou troca as letras; com letra feia; não sabe qual é a direita e a esquerda; não entende corretamente o que lê; com problemas de memória;
- dificuldade de relacionamento com crianças da mesma faixa etária.
“As crianças que apresentam dificuldade de
aprendizagem, mas têm descartadas as possibilidades de deficiência visual,
mental, perdas auditivas, déficit de atenção, hiperatividade, dislexia,
problemas psicológicos e até físicos, e ainda assim não vão bem na aprendizagem
escolar, parecem “voar” em sala de aula, muitas vezes não entendendo o que é
falado, merecem uma maior atenção com a questão do processamento auditivo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário