“Qualquer coisa que façamos, é necessário ter em mente que, quando testamos e tratamos uma criança pequena, nós também estamos lidando com os pais, seus sonhos por seu filho e, mais além, o que fazemos tem um impacto que transcende tempo e lugar. São as crianças e suas famílias que precisam viver com as conseqüências de nossas ações precoces”.

(Ross Mark, 1992)


Esse Blog é bem recente e estará crescendo aos poucos. Estarei postando alguns tópicos relacionados a fonoaudiologia, suas patologias, tratamentos, materiais, entre outros.
Espero que seja útil tanto para fonoaudiólogos, estudantes e pacientes. E também aceito sugestões de temas em Fonoaudiologia que gostariam de saber mais! Um abraço!

sábado, 4 de agosto de 2012

Processamento Auditivo Central - Quando avaliar?

A avaliação do Processamento Auditivo Central deve ser realizada sempre que se observa a presença de queixas que podem indicar a presença de uma Desordem do Processamento Auditivo Central(DPAC). 

 As queixas mais frequentes encontradas em indivíduos com DPAC são:

- dificuldades de aprendizagem, agitação, desatenção; 

- dificuldades em acompanhar conversas com muitas pessoas falando ao mesmo tempo; 

- dificuldades em compreender facilmente uma piada ou “duplo sentido”; 

- dificuldade em atender prontamente quando chamada ou necessidade de ser chamada várias vezes; dificuldades na fala (troca de fonemas; 

- dificuldades em contar uma história ou dar recado; 

- dificuldades escolares (matemática e português); 

- dificuldade para aprender a ler e a escrever; quando escreve em “espelho” ou troca as letras; com letra feia; não sabe qual é a direita e a esquerda; não entende corretamente o que lê; com problemas de memória; 

- dificuldade de relacionamento com crianças da mesma faixa etária.


“As crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem, mas têm descartadas as possibilidades de deficiência visual, mental, perdas auditivas, déficit de atenção, hiperatividade, dislexia, problemas psicológicos e até físicos, e ainda assim não vão bem na aprendizagem escolar, parecem “voar” em sala de aula, muitas vezes não entendendo o que é falado, merecem uma maior atenção com a questão do processamento auditivo”.

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