“Qualquer coisa que façamos, é necessário ter em mente que, quando testamos e tratamos uma criança pequena, nós também estamos lidando com os pais, seus sonhos por seu filho e, mais além, o que fazemos tem um impacto que transcende tempo e lugar. São as crianças e suas famílias que precisam viver com as conseqüências de nossas ações precoces”.

(Ross Mark, 1992)


Esse Blog é bem recente e estará crescendo aos poucos. Estarei postando alguns tópicos relacionados a fonoaudiologia, suas patologias, tratamentos, materiais, entre outros.
Espero que seja útil tanto para fonoaudiólogos, estudantes e pacientes. E também aceito sugestões de temas em Fonoaudiologia que gostariam de saber mais! Um abraço!

sábado, 4 de agosto de 2012

Desordem do Processamento Auditivo Central - DPAC


            A Desordem do Processamento Auditivo Central (DPAC) está presente quando o indivíduo não é capaz de fazer uso pleno das habilidades auditivas, ou seja, a pessoa não detecta, localiza, discrimina, reconhece e/ou compreende com eficiência a mensagem que recebeu pelos ouvidos. Isso não depende da idade ou inteligência da pessoa. 

Desordem do Processamento Auditivo Central é diferente de surdez! O Indivíduo pode ter audição normal e ter dificuldade para compreender bem o que é falado. 


Muitas mães chegam ao consultório muitas vezes já com o exame do PAC nas mãos e com o diagnóstico de uma desordem no processamento auditivo. Os pais devem ficar tranquilos pois a DPAC é uma disfunção passível de tratamento cujo resultado final após terapia é a normalidade. Mas os pais devem ficar atentos pois, caso seu filho apresente um diagnóstico de DPAC, pode a vir apresentar dificuldades na fala, na aprendizagem, entre outros, caso não receba o tratamento adequado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário