“Qualquer coisa que façamos, é necessário ter em mente que, quando testamos e tratamos uma criança pequena, nós também estamos lidando com os pais, seus sonhos por seu filho e, mais além, o que fazemos tem um impacto que transcende tempo e lugar. São as crianças e suas famílias que precisam viver com as conseqüências de nossas ações precoces”.

(Ross Mark, 1992)


Esse Blog é bem recente e estará crescendo aos poucos. Estarei postando alguns tópicos relacionados a fonoaudiologia, suas patologias, tratamentos, materiais, entre outros.
Espero que seja útil tanto para fonoaudiólogos, estudantes e pacientes. E também aceito sugestões de temas em Fonoaudiologia que gostariam de saber mais! Um abraço!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

DESORDEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL - ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES

Muitas vezes os professores não sabem como lidar com as dificuldades enfrentadas por alunos com DPAC, ou como avaliá-los. Seguem algumas condutas que podem ajudar:




  • Sentar o aluno, preferencialmente, distante das portas, janelas e paredes e o mais próximo possível do professor;
  • Evitar dar explicações de costas para o aluno;
  • Falar o mais próximo possível do aluno; usando fala bem articulada, com tom de voz claro; utilizando contato visual;
  • Chamar o aluno pelo nome caso perceba falta de atenção (mas sempre evitando situações constrangedoras que possam expor suas dificuldades), ou tocá-lo a fim de chamar sua atenção;
  • Evitar falar nos momentos em que o ruído em sala de aula for muito elevado;
  • Repetir a mensagem quantas vezes se fizerem necessário caso perceba que seu aluno não entendeu, solicitando que o mesmo a repita;
  • Introduzir o assunto que será abordado em aula, apresentando um tópico;
  • Utilizar palavras chaves como: primeiro, por ultimo, antes, depois,...isso ajudará o aluno a organizar a seqüência lógica dos acontecimentos;
  • Procurar dividir as explicações em partes menores, colocando se possível uma idéia por vez, caso o tema ministrado em sala mostre-se extenso demais;
  • Permitir que a criança faça uso de apoio articulatório (leitura oral ) durante os testes e avaliações (em volume baixo para não prejudicar os outros alunos). Com o feed-back auditivo, a sua concentração e atenção serão melhores;
  • Aumentar o tempo de realizações das provas caso perceba que o aluno não consegue terminar em tempo hábil ou dividir o teste em duas etapas; se necessário oriente-o de forma individual e tenha certeza de que o mesmo compreendeu o comando das questões do teste, fazendo a leitura para o aluno;
  • Caso as dificuldades de leitura, de interpretação e ortográficas prejudiquem a resposta do aluno nos testes realize as perguntas para que o mesmo responda de forma oral; dessa forma poderá confirmar se houve aquisição do conhecimento;
  • Caso perceba que o aluno está cansado durante a realização das tarefas escolares, faça intervalos mais freqüentes, pois insistir no ensino de uma criança cansada implica na frustração do professor e do aluno;
  • Leia sobre o tema “Processamento Auditivo” e sobre as principais dificuldades enfrentadas por seu aluno.

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