Embora não se encontrem detalhes de como o sistema auditivo realiza o
processamento auditivo, foram identificadas algumas habilidades que devem ser
testadas:
Atenção seletiva: é a capacidade de selecionar estímulos, é avaliado através de
estímulos verbais de escrita dicótica;
Detecção do som: é a capacidade de perceber, identificar a presença de um som, é avaliado
através de audiometria, discriminação vocal, timpanometria e pesquisa de
reflexo;
Sensação sonora: é quando um estímulo é recebido pelo sentido da audição, é quando o
indivíduo tem a sensação se o som é alto ou baixo, forte ou fraco, longo ou
curto;
Discriminação: é o processo de detectar diferenças entre os estímulos sonoros;
Localização: é saber local da origem do som, é avaliado através da localização
sonora em cinco direções;
Reconhecimento: requer aprendizado, é avaliado através de logoaudiometria pediátrica,
para o reconhecimento de frases na presença de mensagem;
Compreensão: dar significado ao som escutado;
Memória: arquivar informações e recuperá-las quando houver necessidade, é
avaliado através de memória seqüencial para sons verbais (pa ,ta, ca) e não
verbais (guizo, coco, sino, agogô).
Para Pereira (1996), é fundamental realizar-se o diagnóstico sobre as
condições da audição de um indivíduo, principalmente para orientação do
processo de reabilitação fonoaudiológica e / ou prevenção de distúrbio de
comunicação. A avaliação do PAC deve ser posterior à avaliação Audiológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário