“Qualquer coisa que façamos, é necessário ter em mente que, quando testamos e tratamos uma criança pequena, nós também estamos lidando com os pais, seus sonhos por seu filho e, mais além, o que fazemos tem um impacto que transcende tempo e lugar. São as crianças e suas famílias que precisam viver com as conseqüências de nossas ações precoces”.

(Ross Mark, 1992)


Esse Blog é bem recente e estará crescendo aos poucos. Estarei postando alguns tópicos relacionados a fonoaudiologia, suas patologias, tratamentos, materiais, entre outros.
Espero que seja útil tanto para fonoaudiólogos, estudantes e pacientes. E também aceito sugestões de temas em Fonoaudiologia que gostariam de saber mais! Um abraço!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Processamento Auditivo Central - Habilidades Avaliadas; Causas; Exame

Embora não se encontrem detalhes de como o sistema auditivo realiza o processamento auditivo, foram identificadas algumas habilidades que devem ser testadas: 

Atenção seletiva: é a capacidade de selecionar estímulos, é avaliado através de estímulos verbais de escrita dicótica;

Detecção do som: é a capacidade de perceber, identificar a presença de um som, é avaliado através de audiometria, discriminação vocal, timpanometria e pesquisa de reflexo;

Sensação sonora: é quando um estímulo é recebido pelo sentido da audição, é quando o indivíduo tem a sensação se o som é alto ou baixo, forte ou fraco, longo ou curto;

Discriminação: é o processo de detectar diferenças entre os estímulos sonoros; Localização: é saber local da origem do som, é avaliado através da localização sonora em cinco direções;

Reconhecimento: requer aprendizado, é avaliado através de logoaudiometria pediátrica, para o reconhecimento de frases na presença de mensagem;

Compreensão: dar significado ao som escutado;

Memória: arquivar informações e recuperá-las quando houver necessidade, é avaliado através de memória seqüencial para sons verbais (pa ,ta, ca) e não verbais (guizo, coco, sino, agogô).


Para Pereira (1996), é fundamental realizar-se o diagnóstico sobre as condições da audição de um indivíduo, principalmente para orientação do processo de reabilitação fonoaudiológica e / ou prevenção de distúrbio de comunicação. A avaliação do PAC deve ser posterior à avaliação Audiológica.

COMO É REALIZADO O EXAME?            

- É feito dentro de uma cabina acústica com fones de ouvido, Um Audiômetro de dois canais e um CD player.


- Estímulos verbais e não-verbais são apresentados ao paciente, e este tem que ouvir e produzir oralmente ou apontar uma figura ou palavra escrita para produzir a resposta sensorial envolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário